Jovem Aprendiz Caixa Econômica: confira maiores informações!

Já pensou poder trabalhar em uma agência bancária, mesmo sem experiência profissional, atuando neste tipo de setor e com todos os direitos trabalhistas garantidos? Agora com o Jovem Aprendiz Caixa Econômica isso é mais do que possível! Saiba mais lendo o nosso artigo de hoje até o final!

Para quem desconhece o Programa Jovem Aprendiz, este sistema nada mais é do que um projeto de lei criado no ano 2000 pelo governo federal via Lei da Aprendizagem, o qual estabelece que todas aquelas empresas que sejam de médio e grande porte, reservem em seus quadros de funcionários de 5% a 15% dos postos de trabalho para profissionais jovens aprendizes.

Com isso, garante-se que todos aqueles jovens que até o presente momento, não conseguiram inserir no mercado de trabalho, por falta de experiência e currículo profissional na área, possam trabalhar por até dois anos via programa e assim, conquistar mais facilmente o tão sonhado emprego efetivo.

No caso específico da Caixa Econômica, estamos diante de uma das maiores corporações financeiras do país, vinculada ao Ministério da Economia. Com agências bancárias espalhadas por todo o Brasil, não será difícil encontrar um lugar para começar a trabalhar como jovem aprendiz.

Nesse sentido, se você gostou dessa ideia e deseja ser um jovem aprendiz Caixa Econômica, não perca o nosso conteúdo de hoje, pois iremos lhe apresentar como se dá a forma de ingresso, salário médio recebido pelos aprendizes e os benefícios que o programa aporta à vida de todos os jovens. Boa leitura!

Como ingressar no Programa Jovem Aprendiz Caixa Econômica

Como apontávamos anteriormente, a Caixa Econômica possui agências em inúmeras cidades espalhadas em todo o território nacional. Em virtude disso, as chances de um jovem conseguir adentrar na empresa via Programa Jovem Aprendiz é muito elevada.

Desse modo, se você tem interesse em fazer parte do Programa Jovem Aprendiz Caixa Econômica, antes precisa conferir se se enquadra nos seguintes pré-requisitos. São eles:

  • Estar com idade de 15 a 17 anos;

  • Estar devidamente matriculado na escola, tendo como ano mínimo o 9º ano do ensino fundamental. Também pode estar no Ensino Médio ou cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA);

  • É possível adentrar ao Programa Jovem Aprendiz Caixa Econômica, mesmo tendo concluído a educação básica, desde que o jovem esteja dentro da faixa etária permitida.

  • O jovem aprendiz precisa comprovar renda baixa;

  • O Jovem Aprendiz Caixa Econômica não poderá ter carteira de trabalho assinada, uma vez que o programa está destinado justamente para todos aqueles jovens que nunca tiverem oportunidade de ingresso em um posto de trabalho, independente do porte da empresa.

Enquadrando-se nos pré-requisitos elencados acima, você poderá fazer sua inscrição no Jovem Aprendiz Caixa Econômica, seguindo o passo a passo que iremos lhe apresentar logo abaixo:

  • PASSO 1 – Primeiramente, acesse o site oficial da Caixa Econômica através do seguinte endereço eletrônico: https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/paginas/default.aspx

  • PASSO 2 – Clique no ícone Programa Jovem Aprendiz e envie seu currículo para a instituição financeira. Caso queira maiores informações, também poderá entrar em contato via SAC CAIXA: 0800-726-0101.


  • PASSO 3 – Aguarde o contato da Caixa via e-mail ou telefone, conforme dados fornecidos por seu currículo.

Função exercida pelo Jovem Aprendiz da Caixa

Jovem-Aprendiz-Caixa-economica

Se você quer saber quais serão as funções possíveis que um jovem aprendiz irá exercer ao entrar na agência, elas podem incluir atividades administrativas e de atendimento ao público, em postos de atuação, tais como:

  • Organização de filas;
  • Auxílio aos correntistas do banco;
  • Atendimento ao público que estiver com dúvidas sobre serviços realizados pelo banco;
  • Distribuição de senhas entre os clientes que queira atendimento dentro da agência;
  • Atendimento e telefonemas;
  • Cadastro em sistemas virtuais;
  • Auxílio administrativo ao gerente e demais funcionários do banco.

Neste ponto, é válido mencionar que, conforme expresso pela Lei de Aprendizagem, o jovem aprendiz não deve fazer hora extra em seu trabalho e o mesmo precisa de supervisão integral pelos responsáveis dentro da agência bancária.

Qual é o salário base de um Jovem Aprendiz Caixa?

Jovem-Aprendiz-Caixa-economica

No que diz respeito ao salário que recebe um jovem aprendiz da caixa, o mesmo é calculado com base no salário mínimo do Brasil. No entanto, uma vez que o menor aprendiz atua apenas de 4 a 6 horas diárias no programa, obviamente que o valor será um pouco menor do que o salário mínimo.

Em 2020, a média salarial estabelecida pela Caixa para os jovens aprendizes pode chegar a R$ 954,00 por mês de aprendizagem, isso enquanto o contrato do programa estiver vigente.

Além deste salário, o jovem aprendiz também contará com todos os seus direitos trabalhistas, tais como vale refeição, auxílio alimentação, vale transporte, FGTS de 2%, férias remuneradas, entre outros.

Principais Benefícios do Programa Jovem Aprendiz Caixa

Jovem-Aprendiz-Caixa-economica

Além da grande vantagem de poder adquirir experiência profissional em uma das maiores instituições financeiras do país, o jovem aprendiz caixa, também conseguirá muitos outros benefícios ao ingressar no sistema, são eles:

  • Possibilidade de ganho de experiência profissional com carteira de trabalho assinada;

  • Direitos trabalhistas previstos em lei, tais como FGTS, vale alimentação, vale refeição, vale transporte, férias remuneradas, 13º salário, entre outros.

  • Plano odontológico e médico;

  • Possibilidade de efetivação junto à empresa, uma vez que se o jovem demonstrar bom desempenho em seu trabalho, poderá conseguir um bom posto de atuação.

  • O jovem aprendiz Caixa poderá atuar na agência que for contratado por até dois anos, período máximo previsto para o contrato do Programa Jovem Aprendiz.

  • Flexibilidade de horários: ao ingressar no programa jovem aprendiz caixa econômica, o jovem terá a possibilidade de estudar e trabalhar, sem que uma dessas funções lhe cause sobrecarga, uma vez que a carga horária de atuação, não irá exceder às 6h previstas pelo programa. Isso é uma alternativa encontrada pelo próprio governo federal, para evitar o abandono dos estudos, como acontece com muitos jovens que precisam de emprego em nosso país.

Conclusão

jovem aprendiz caixa

Conforme você pode observar no artigo de hoje, o programa jovem aprendiz caixa econômica é uma grande oportunidade para todos os jovens que desejam inserir-se no mercado de trabalho e adquirir experiência para formação de um currículo profissional promissor.

Desse modo, se você é jovem e deseja um bom emprego, aproveite esse programa para dar uma guinada na sua vida. Seu futuro agradece!

 

 

Deixe um comentário